sábado, 23 de abril de 2011

ALONGAMENTO MUSCULAR









Muitas pessoas ainda não dão a devida importância aos alongamentos musculares antes e após uma série de exercícios. Até mesmo para quem não está realizando exercícios é muito importante os alongamentos musculares, pois eles favorecem em todas as atividades da vida diária de uma pessoa, independente de ser ela atleta ou não.












Fibras Musculares



A importância do alongamento está na contribuição para melhorar a flexibilidade corporal, promovendo estiramento das fibras musculares, resultando no aumento do comprimento muscular e consequentemente uma menor possibilidade de lesão.





Em todas as nossas atividades, em todos os nossos movimentos, estamos sempre usando os músculos e as articulações para realizá-los. Assim, devemos sempre ter em mente a necessidade de trabalhar as cadeias musculares, alongando-as e fortalecendo-as para que possam responderem de forma correta e sem prejuízo de alguma lesão, todas às vezes que necessitarmos dos músculos. Além de relaxarem o corpo e a mente. Por isto, o alongamento é tão importante para todas as pessoas, indiscriminadamente.





Como Alongar

Não se pode fazer alongamento de qualquer maneira. É preciso alongar-se de forma correta para obter o máximo de benefício que o alongamento pode oferecer. Para que possamos realizar o alongamento de forma correta, vamos dividi-lo em duas fases: Alongamento Suave e Alongamento Avançado.



O alongamento precisa ser realizado sem a presença de dor. Não é este o objetivo do alongamento. Então, ao realizar o exercício de alongamento e sentir dor, diminua a intensidade do alongamento até encontrar um ponto confortável, sem dor e com uma tensão suave. Este é o que chamamos Alongamento Suave ou Alongamento Confortável.



Ao encontrar este ponto, permaneça nesta posição por um período de 10 a 30 segundos. Após um período de tempo em que tenha mantido esta posição e a tensão nos músculos diminuir, você pode ir um pouco mais além até sentir novamente uma leve tensão nos músculos. Permaneça nesta posição por mais 10 a 30 segundos. É importante lembrar que caso sinta dor, deve diminuir a intensidade até encontrar um ponto confortável. Desta forma, você vai aumentando a intensidade pouco a pouco sem sentir dor. Este é o que chamamos de Alongamento Avançado.



Quanto a respiração, deve manter a respiração o mais natural possível. Não se deve prender a respiração porque isto não vai deixar você relaxar e obter o máximo do alongamento.



O exercício de alongamento precisa de paciência porque o resultado aparece de forma mais lenta do que os demais exercícios. Com o alongamento o corpo parece "brigar " para ganhar flexibilidade nas primeiras semanas, e somente entre 4 e 6 semanas o corpo pára de resistir e passa a ganhar flexibilidade. Por isto, não desista, persista para que possa ganhar os benefícios para o seu corpo e para sua saúde.



Adote um programa de alongamentos de 10 minutos diários e 4 vezes por semana para garantir que os benefícios serão obtidos.




Imagens de Alongamentos Diversos











Referência Bibliográfica:

http://www.corpoperfeito.com.br/artigo/VisualizacaoArtigo.aspx?IdArtigo=58
Disponível e acessado em 23 de abril de 2011.

http://semeandoasnacoes.webnode.com.br/alongamentos/ Disponível e acessado em 23 de abril de 2011.



http://sjcrobertorodrigues.blogspot.com/2010/07/fazer-alongamentos-antes-do-treino-ou.html Disponível e acessado em 23 de abril de 2011.










































































Nenhum comentário:

Postar um comentário